sexta-feira, 6 de julho de 2012

Xadrez e Tartã


Como eu já disse aqui, o xadrez está em alta desde 2009 por causa da volta do grunge mas, bem antes disso, a estampa já era usada em ocasiões especiais e simbolizava a nobreza. O uso do xadrez, ou melhor dizendo, Tartã, começou na Idade do Ferro entre 700 e 50 a.C. na Europa.

Tartã é o nome de um tecido de lã de trama fechada e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras.



Inicialmente, o tartã só era usando para vestuários de sacrifício, sendo usado somente para diferenciar os clãs escoses a partir do século XVIII. Como alternativa para o Tartã, foi criado o xadrez, já que não era adequado usa-lo todos os dias, por ser um tecido usado somente em ocasiões especiais.

Com a era Vitoriana, a popularização do xadrez aconteceu pela própria rainha, mas foi Chanel que trouxe o tartã para a moda feminina de verdade. Nos anos 70 os punks adotaram o xadrez como forma de protesto contra contra tais ícones culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário