segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nine



Amado pelos fashionistas mas detonado pela crítica, Nine, filme inspirado em um musical que, por sua vez, foi inspirado na história real do diretor Federico Fellini enquanto filmava “8 ½”, traz números musicais esplêndidos e um guarda-roupa luxuoso do final dos anos 50 e começo dos anos 60.

Protagonizado por Daniel Day-Lewis que interpreta Guido Contini, um famoso diretor de cinema que tem pouco tempo para emplacar um filme, ele se vê em uma crise criativa, econômica e psicológica. A partir disso, ele se depara com as mulheres de sua vida: a esposa (Marion Cotillard), a amante (Penélope Cruz), a musa (Nicole Kidman), a confidente (Judi Dench), a mãe (Sophia Loren), a jornalista da Vogue americana (Kate Hudson) e a prostituta (Fergie).



O figurino de cada mulher da vida de Guido é peculiarmente singular, talvez para não serem confundidas ou talvez porque cada personagem na história de Guido tenha uma função diferente.  Algumas delas são completamente opostas, como a mulher – sempre clássica e certinha, com um ar de Audrey Hepburn, e a amante, Penelope Cruz com suas roupas elegantissimas e super sexy, cheia de decotes e lingeries. Já a prostituta é o oposto da musa Nicole, cheia de roupas com tecidos finos, casacos de pele e penteados exuberantes em oposição a Fergie, com roupas simples e, de certo modo, vulgares.

O filme era grande favorito ao Oscar de Melhor Figurino em 2010, por ter Collen Atwood  como figurinista – ela já havia ganhado o Oscar por Chicago e Memórias de uma Gueixa, mas perdeu a estatueta de 2010 para A jovem Rainha Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário