sexta-feira, 27 de julho de 2012

Burberry



O tecido desenvolvido por ela está entre grandes clássicos do nosso guarda-roupa e a estampa tradicional da marca é a mais copiada da história, aparecendo em diversos acessórios e roupas, genéricos ou originais. Símbolo da aristocracia britânica, a Burberry – responsável por diversos clássicos do mundo da moda foi criada há mais de 150 anos atrás e, mesmo com uma história turbulenta, conseguiu até hoje se manter como um dos grandes nomes da moda mundial.

Criada em 1856 por Thomas Burberry, um aprendiz de tecelão de apenas 21 anos, a marca começou com simplicidade e grande qualidade em suas peças, caindo nas graças dos britânicos que se tornaram clientes fiéis e fizeram da marca um grande empório em menos de 20 anos. Contudo, somente em 1880 a marca desenvolveu o Gabardine, um tecido impermeável usado para fabricação de casacos e roupas para proteção contra chuva, tão comum na Inglaterra, sendo patenteado somente oito anos depois de seu desenvolvimento.



No final do século XIX, Thomas Burberry desenvolveu para o exército britânico o que seria o antecessor do trench coat, que ficou conhecida como capa de chuva militar. Já no inicio do século XX, em 1911, equipado com casacos desenvolvidos pela Burberry, o explorador norueguês Roald Amundsen se tornou o primeiro homem a cruzar o Pólo Norte e, três anos depois, em 1914, a marca foi novamente convidada para renovar o casaco militar feito pelo próprio – criando assim o trench coat.

Dez anos depois, em 1924, foi criado e patenteado pela marca o xadrez Burberry composto pelas cores bege, preto,vermelho e branco. Porém, somente nos anos 70 que a marca foi se internacionalizar, abrindo uma loja âncora em Manhattan, na mesma época, a marca estava esteriotipada como antiquada e velha, tendo clientes na faixa de 50 anos.  Para renovar a maison, em 1997, o grupo GUS (que detém a maioria das ações da marca), contratou Rose Marie Bravo para ser a principal executiva da marca e  Roberto Menichetti, ex-estilista de Jil Sander para comandar a criação.

Além de renovações internas, a marca contratou Kate Moss para ser garota-propaganda da marca. Por causa disso, a marca se tornou novamente queridinha do mundo fashion, sem perder os clientes tradicionais e atraindo novos clientes. Com isso, a Burberry é uma das marcas mais tradicionais e aclamadas da moda atual.

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