sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Sixties
Berço do baby-boom e do movimento de contracultura, a década de 60 foi única para a sociedade como um todo. Um período conturbado historicamente que manifestou na moda a necessidade de mudança dos jovens da época, que estavam cansados de ser como seus pais.
Como diferencial, os anos 60 tiveram destaque por ser a época onde a moda foi diretamente feita para jovens, visando suas necessidades, desejos e sonhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
[caption id="attachment_633" align="aligncenter" width="240" caption="Twiggy e a moda da época, tubinhos coloridos de comprimento mini"][/caption]
A moda da década teve duas vertentes, uma mais conservadora e ainda um pouco apegada a moda 50’s e outra mais rebelde, inaugurada pelo movimento hippie.
[caption id="attachment_635" align="aligncenter" width="500" caption="Janis Joplin"][/caption]
A vertente conservadora , ainda apegada a moda 50’s foi marcada pelo uso do Scarpin, o vestido tubinho, o óculos gatinha e a introdução do delineador na maquiagem. Já a moda masculina continuou com ternos bem cortados, com a adição das calças jeans e topetes.
No sentido reverso, a vertente rebelde da década, muito influenciada pela contracultura e pelo movimento hippie, exaltava tendências recém criadas como a mini-saia, além de roupas coloridas e artesanais e a adoção da calça para as mulheres, que deixaram os Tailleurs de Dior para as suas mães.
Icones até hoje, Twiggy e Audrey Hepburn são dois dos maiores exemplos de estilo da época, que acentuavam ainda mais os efeitos de uma nova atitude.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário