quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Francesinha colorida: dando vida ao clássico



No século XVIII a França foi palco de uma terrível crise social e financeira. Em uma busca incansável pelo prazer negado em casa, os senhores da época procuravam prostitutas que, por consequência da crise e das baixas temperaturas, evitavam tomar banho, mas não perdiam a vaidade.

Para se manterem alinhadas, um coque ajudava a esconder o cabelo sujo, o pó servia para camuflar as manchas de fuligem e a oleosidade do rosto, as roupas de baixo eram trocadas diariamente. E as unhas? Para esconder a sujeira que ficava embaixo das unhas, as prostitutas francesas pintavam a pontinha delas de branco para dar a impressão de que estavam com as mãos limpas. Durante todo o século, a ponta da unha pintada de branco servia para identificar as “mulheres da vida”.



Por muito tempo foram esquecidas, mas nos anos 1970 elas voltaram: as francesinhas. Duas camadas de um esmalte transparente e uma listra branca na extremidade eram sinônimo de luxo. Somente mulheres muito ricas utilizavam a pintura.

Hoje, no ano de 2011, nada disso importa! Joguem fora seus esmaltes brancos e claros. O que vale é a criatividade e ousadia da mulher que carrega francesinhas coloridas em seus dedos. Na imagem abaixo, vocês podem ver os esmaltes da coleção Rock et Baroque de Yves Saint-Laurent. Foi o lançamento dessas cores que levou as viciadas em esmaltes a ousarem em suas combinações:

Inspirada nas unhas de uma conterrânea, a Deborah Finger (nome conveniente pra quem está sempre com as unhas impecáveis), que ousou na escolha dos esmaltes para a francesinha, fiz uma pequena seleção de cores que dariam combinações legais.

Para quem curte cores chamativas, fiz uma cópia descarada das unhas da Deborah e apliquei duas camadas de cada esmalte da imagem abaixo com a listra da cor oposta. Ambos têm cobertura fosca, então fotografei dos dois jeitos: da direita com cobertura brilhosa e à esquerda com efeito natural.

Abaixo utilizei duas camadas do Preto Sépia da Risqué e a francesinha com o glitter forte 388 da Hits. No dedinho passei o Beijo Roubado, da coleção Espelho, Espelho Meu, da Colorama com a francesinha Expression of Night da coleção Ultimate 3D, da marca Top Beauty.

Para as meninas que curtiram a novidade, mas não querem usar cores muito chamativas, podem optar pelo tom sobre tom, como o Beijo Roubado e o Lenny, da Impala:



E, por fim, outro tom sobre tom: Jackie da Impala e o Nude da Panvel Make Up.



Eu fiz um dedo de cada cor só para mostrar como fica, pois sou a favor de todos os dedos iguais. Mas, independente do meu gosto, o legal dessa nova moda é não ter padrão.

Portanto, solte a criatividade! Fuja do tradicional! Ouse! Experimente! Misture cores e deixe suas unhas com a sua cara e com a cara da estação.

8 comentários:

  1. Ótimo post! Parabéns! Adorei a combinação de cores Beijo roubado/Lenny. Hoje vou inventar mais alguma coisa e aí posto pra todo mundo ver!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Deborah!! Agradeço também por ter permitido a cópia das cores das tuas unhas e por mencionar teu nome no post.
    Quando publicares teu novo esmalte menciona meu nome pra eu ver. Hehehe...
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Para quem quiser testar online as cores de francesinhas antes de aplicá-las nas unhas, o site G1 disponibilizou um aplicativo para download em que o usuário pode testar as cores: http://www.techtudo.com.br/downloads/unhas-francesinha-colorida

    ResponderExcluir
  4. AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI E AMEI!!!!Adorei ler a história da francesinha e as fotos que você postou!!! Sempre gostei mas a duvida é...francesinha a tradicional é clara com pontas brancas...e as coloridas não são chamadas de inglesinhas? Vi em blogs de unhas mas sabe como é, papel e internet aceitam qualquer coisa, gostaria de saber a diferença!!! Beijão e parabéns pelo post amiga como sempre show!!

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaa, obrigadaaa! Mas tu tá certa, a tradicional é a branquinha e a inglesinha é colorida. Francesinha colorida ou inglesinha, ambos os nomes estão corretos, mas optei pela francesinha colorida porque nem todo mundo sabe o que é a inglesinha.
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  6. [...] das inglesinhas e do degradê, a nova tendência é a filha única, técnica que esmalta a unha do dedo anelar de [...]

    ResponderExcluir
  7. [...] ser utilizado em ocasiões formais e informais. Em casos mais ousados, pode-se arriscar até uma inglesinha em tons de [...]

    ResponderExcluir
  8. [...] Portman e Sandra Bullock foram com um esmalte em tom vinho. Jennifer Lopez optou pela inglesinha, a francesinha colorida, com a base perolada e ponta vermelha. Milla Jovovich escolheu um perolado que ficou em harmonia [...]

    ResponderExcluir