Nos Estados Unidos, jeans era usado como tecido para fabricação de lonas que ajudavam no garimpo, entretanto, o mercado estava extremamente saturado pela oferta do material por, praticamente, todos os mercadores.
Com um grande estoque de lonas e sem mercado consumidor para comprá-las, Levi Strauss procurava outra aplicação para o resistente tecido. Observando a necessidade de roupas mais resistentes para os garimpeiros, que, por usarem roupas de tecidos menos resistentes que a lona, trocavam suas vestimentas quase que constantemente.
[caption id="attachment_1008" align="aligncenter" width="529" caption="James Dean e Marlon Brando, estrelas do cinema na época."][/caption]
Tendo isso em mente, Levi confeccionou três calças com a lona que possuía e o sucesso foi quase imediato. Devido a resistência do tecido, as mesmas não estragavam com facilidade e tinham maior durabilidade. A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.
Na década de 50, o jeans deixou de ser apenas tecido para uniformes de trabalhadores e passou a ser usado por grandes estrelas de cinema da época, Marlon Brando e James Dean, demonstrando rebeldia e chamando a atenção da moda e do publico jovem da época. O primeiro estilista a utilizar o jeans em uma de suas coleções foi Calvin Klein na década de 70, causando choque e indignação aos mais conservadores. Esta atitude, no entanto, foi logo seguida pelos demais e o jeans definitivamente conquistou seu espaço na sociedade.
Hoje o jeans é uma das peças mais básicas do guarda-roupa, tanto masculino quanto feminino, sendo também usado em outras peças além de calças, como jaquetas, vestidos, saias, bolsas e acessórios.
[...] falar sobre o mais essencial dos itens da lista de peças básicas do guardarroupa masculino: o jeans. Mesmo fazendo parte do cotidiano de 99.9% dos homens, o jeans não é tão simples de se escolher [...]
ResponderExcluir